Online
 
RSS
Translate this blog
Traduzir esse blog
Traduzir esse blog

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O erro do "mesmo"

Precisamos divulgar amplamente um erro corriqueiro no uso da língua portuguesa. Este erro se diferencia dos demais porque ele é, geralmente, praticado por pessoas com grau de instrução maior e por aquelas que se julgam assim. Estou falando sobre o uso do "mesmo" ou "mesma".
Esse pronome está sendo usado para substituir substantivos e pronomes. Eis um exemplo: "o empregado foi conversar com o chege e pedir ao mesmo um aumento de salário". Nesse caso, é preferível utlizar um pronome pessoal (pedir a ele).
Tenho visto, inclusive, juízes cometendo essa gafe. O pior nesse caso é que a maioria da população passa a usar o recurso nos textos, pensando ser uma forma requintada de grafia. Ledo engano. Mal sabem essas pessoas que estão ajudando a propagar mais um equívoco de linguagem.
Por isso, precisamos nos atentar e divulgar esse erro. O gerundismo está sendo combatido (nesse caso aqui, o gerúndio é necessário), depois de muito se falar e demonstrar o erro. Agora é a vez do pronome mesmo (e derivados) ser usado de maneira correta.
Ele é usado acompanhando o substantivo, o advérbio ou outro pronome. Exemplo: Adriano tem o mesmo nome que meu primo. Aqui acompanhando o substantivo nome. Uso correto.
Aqui, você pode encontrar uma boa explicação sobre o uso dessa palavra.

0 comentários:

Postar um comentário