O grande problema está na regência desse verbo. Alguns verbos podem exprimir mais de um sentido e muito deles exigem algumas preposições. No caso do visar, ele pode significar:
- pretender, ter por objetivo, ter em vista: nesse caso ele é transitivo indireto e rege a preposição a. Exemplo: viso a um aumento de salário, ele visa a uma vida melhor.
- mirar, apontar (arma de fogo): é transitivo direto e não rege preposição. Exemplo: ele visou o alvo e atirou.
Mas tenho certeza que, a partir de agora, você não vai mais cometer esse erro. Aproveite e divulgue. Também estude bastante a regência, sempre cai nos em qualquer prova de português.
.
Aì, mas tu não achas mais "bonito" usar a regência de alguns VTI sem preposição. Por exemplo: necessitar. Puts, "necessito de bber água" é dose, fica mais "audível", embora errado, necessito beber água. O mesmo é visar. "Viso a fazer blablablá". Mas faz parte. É a norma culta da língua falando!
ResponderExcluirÓtimo artigo.
Ah, faltou um significado: colocar o sinal de visto.
ResponderExcluirA fim de ajudar, a palavra objeto no penúltimo parágrafo está com letras trocadas, probleminha de digitação. Abraço.
@Rodrigo Campos Pode até ser, mas o só é melhor audível porque todo mundo fala errado, se falássemos corretamente, não soaria estranho. Mas lembro que os verbos necessitar e precisar podem vir sem a preposição, apesar de ser preferível usá-la.
ResponderExcluir